Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Pomada Xilocaína: para que serve?

Anestésico local, a pomada Xilocaína é um medicamento de aplicação tópica que age ao bloquear o impulso nervoso da dor no cérebro. Tendo como princípio ativo a Lidocaína, a pomada anestésica é muito utilizada para o alívio temporário de dores na pele e mucosas. 

O anestésico tópico pode ser usado durante a realização de exames e instrumentação (como a intubação endotraqueal), para o alívio temporário da dor associada a queimaduras leves e abrasões da pele (como a queimadura de sol) e para anestesia de mucosas (como nos casos de hemorróidas e fissuras). A pomada Xilocaína também é usada na odontologia, como anestesia superficial da gengiva antes da aplicação de anestésicos e remoção de tártaro.

Já a Xilocaína gel, é indicada como anestésico de superfície e lubrificante durante procedimentos endouretrais, como a exploração por sonda, e no tratamento da dor associada à cistite ou uretrite, tanto em homens como em mulheres.

Como é usada a pomada Xilocaína?

A Lidocaína pomada causa perda temporária de sensibilidade na área onde é aplicada. De aplicação tópica, a pomada anestésica deve ser usada na menor quantidade necessária para controlar os sintomas da dor.

Recomenda-se usar o suficiente para cobrir a área afetada, e reaplicar quando preciso, em intervalos conforme recomendação médica.

Nos exames endoscópicos, o anestésico tópico é aplicado no tubo antes da introdução. É recomendado o uso de um chumaço de gaze estéril nas aplicações em peles danificadas ou queimadas. Na odontologia, deve-se secar a mucosa antes da aplicação e esperar de 2 a 3 minutos para a ação anestésica fazer efeito. 

Para amenizar a dor de lactantes, aplica-se a pomada Xilocaína nos seios com o auxílio de uma gaze. O medicamento deve ser removido antes da próxima mamada, mediante lavagem. 

Quanto tempo dura o efeito da Xilocaína?

A pomada anestésica tem em sua composição Lidocaína, um anestésico local do tipo amida, que estabiliza a membrana neuronal e inibe reversivelmente o início e a condução dos impulsos nervosos, produzindo, assim, a ação anestésica. Após a aplicação, a pomada Xilocaína tem seu início de ação dentro de 1 a 5 minutos, persistindo por, aproximadamente, 10 a 15 minutos.

Efeitos colaterais da Xilocaína

A Xilocaína com epinefrina pode causar reações alérgicas, predominantemente de sensibilidade no local de contato, como urticária. Raramente, os efeitos colaterais são  sistêmicos (< 1/1.000). Em casos mais graves, pode causar choque anafilático.

A toxicidade sistêmica aguda é um tipo de reação rara que pode acontecer devido a níveis plasmáticos elevados por excesso de dose, por rápida absorção ou hipersensibilidade, idiossincrasia ou reduzida tolerância do paciente.

As reações podem acontecer no sistema nervoso central (nervosismo, tontura, convulsões, inconsciência e, eventualmente, parada respiratória) ou no sistema cardiovascular (hipotensão, depressão miocárdica, bradicardia e, possivelmente, parada cardíaca).

Contraindicação do uso de Xilocaína

Para pacientes com tireotoxicose, problemas ou doença no coração e pessoas com alergia ao Cloridrato de Lidocaína, a anestésicos locais do tipo amida ou a outros componentes da fórmula, a pomada Xilocaína está contraindicada.

Também não se deve utilizar este anestésico tópico nos olhos. Antes de utilizar esta pomada anestésica, fale com o seu médico. No caso de gestantes ou lactantes, pessoas com crises de asma ou com problemas de fígado, o uso também deve ser autorizado pelo médico.

Onde comprar anestésico tópico

A Hospitalar Distribuidora é uma loja virtual que traz os melhores equipamentos médicos com qualidade e garantia de procedência. Compre tudo de que precisa em um só lugar, com segurança e entregas para todo o Brasil. No site, você encontra a pomada Xilocaína e muitos outros produtos. Faça o seu pedido!