Fale Conosco | Hospitalar Distribuidora
Minha Conta | Hospitalar Distribuidora
0Carrinho | Hospitalar Distribuidora

Sondas

Produtos encontrados: 14 Resultado da Pesquisa por: em 18 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 14 Resultado da Pesquisa por: em 18 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Sonda médica: tipos e como usar

A sonda é um instrumento hospitalar indicado para introduzir ou retirar os líquidos do corpo de um paciente. É um dos materiais mais utilizados nos tratamentos dos mais diversos diagnósticos, por isso existem diferentes tipos de sondas de enfermagem e cada um apresenta uma função diferente.

A sonda hospitalar é caracterizada como um tipo de tubo estéril de plástico PVC, látex ou silicone, podendo ser flexível ou mais rígido. O instrumento é introduzido em um orifício acompanhado por guia ou não e serve para realizar algum tipo de diagnóstico, administração de medicamentos ou alimentos.

Quais são os tipos de sondas e para que serve?

Existem vários tipos de sondas, cada uma com a sua especificação e utilidade, é importante que a equipe médica conheça cada uma para que o instrumento seja manuseado corretamente.

Sonda aspiração traqueal: É indicado para os pacientes que não conseguem expelir as secreções pulmonares ou nos casos de intubação e traqueostomia. Esse modelo de sonda é ligada a um aparelho de sucção manual ou de máquina elétrica.

Sonda vesical: É uma sonda médica de tubo de látex inserido na bexiga do paciente, por meio da uretra. Indicado para eliminar a urina em pessoas que apresentam casos de retenção ou incontinência urinária.

Sonda retal: Esse tipo de sondagem é realizado quando o paciente tem dificuldade de evacuar e eliminar flatos ou na preparação pré-operatória para exames.

Sonda nasoenteral: Responsável por administrar medicamentos e alimentos quando o indivíduo perde a capacidade de ingerí-los. Esse tipo de sonda nasoenteral é indicado, principalmente, quando a pessoa for submetida a uma dieta enteral.

Cuidados com as sondas

É importante ter algumas cautelas quando a sonda for administrada, a principal delas é realizar a higienização correta das mãos antes e depois do manuseio.

Em alguns casos, como na sonda vesical, é fundamental lavar e secar a sonda, sempre que necessário e com cuidado, além de trocar os curativos.

Quando houver a manipulação com algum tipo de sonda para alimentação, deve estar atento ao tamanho das unhas, na higienização da mãos e do local onde a dieta será preparada.