Imagem relativa ao aviso ao ladoParcele em até 6x sem juros
Imagem relativa ao aviso ao ladoEnvio para todo Brasil
Imagem relativa ao aviso ao lado3% de desconto à vista

Minha sacola

  • Todas as categorias
  • Medicamentos
  • Seringas
  • Scalps
  • Equipos
  • Sondas
  • Cateter
  • Aparelhos
  • Luvas
  • HIDROCORTISONA INJETÁVEL: O QUE É? PARA QUE SERVE? voltar

    Hidrocortisona injetável é um anti-inflamatório cujo princípio ativo pertence a um grupo de medicamentos denominados esteroides, que ajudam a reduzir a vermelhidão, o inchaço e a irritação da pele causadas por alergias, reumatismo ou doenças respiratórias

    De administração intramuscular ou intravenosa, a Hidrocortisona também pode ser encontrada na forma de pomada dermatológica, sendo usada no tratamento tópico de dermatites

    A Hidrocortisona injetável é um material hospitalar que não pode ser comprado em farmácias convencionais, sendo utilizado apenas por profissionais de saúde

    Hidrocortisona pomada é indicada para o alívio de inflamações e pruriginosas em dermatoses sensíveis aos corticosteroides. O acetato de Hidrocortisona também é indicado para o tratamento de doenças inflamatórias e alérgicas da pele como: dermatites, eczemas, queimaduras de 1º grau, vermelhidão provocada por sol e picadas de inseto.

    Para que é indicado Hidrocortisona?

    A Hidrocortisona injetável é indicada no tratamento de inflamações causadas por distúrbios endócrinos, reumáticos, hematológicos, doença do colágeno, doenças dermatológicas, oftálmicas, gastrointestinais, respiratórias, neoplásicas e em estados edematosos.

    O medicamento é utilizado no tratamento de distúrbios endócrinos, como insuficiência adrenocortical primária ou secundária e aguda, insuficiência suprarrenal comprovada ou duvidosa, em pacientes em choque não responsivo à terapêutica convencional, antes de cirurgias ou em caso de trauma ou doença grave, na presença ou suspeita de insuficiência adrenocortical e para hiperplasia adrenal congênita, tireoidite não supurativa e hipercalcemia associada ao câncer.

    Hidrocortisona para distúrbios reumáticos

    Em distúrbios reumáticos, a Hidrocortisona é utilizada como terapia adjuvante para administração a curto prazo em osteoartrite pós-traumática, artrite reumatoide, artrite gotosa aguda, artrite psoriática, osteoartrite ou sinovite, bursite aguda e subaguda, epicondilite, tenossinovite não específica e espondilite anquilosante.

    Na doença do colágeno, a Hidrocortisona injetável pode ser usada como terapia de manutenção em casos de lúpus eritematoso sistêmico, cardite reumática aguda e dermatomiosite sistêmica ou durante uma exacerbação.

    Em doenças dermatológicas, o remédio é usado para tratar a síndrome de Stevens-Johnson, pênfigo, dermatite esfoliativa, dermatite herpetiforme bolhosa, dermatite seborreica grave, psoríase grave e micose fungoide. 

    Também é usado no tratamento de asma brônquica, doença do soro, dermatite de contato, dermatite atópica, rinite alérgica sazonal ou perene, em reações de hipersensibilidade à droga e em edema agudo não infeccioso da laringe.

    Hidrocortisona para doenças oftálmicas

    Em doenças oftálmicas, a Hidrocortisona é administrada em processos inflamatórios, alérgicos crônicos e agudos graves envolvendo os olhos, como conjuntivite e úlceras alérgicas marginais da córnea, queratite, herpes zoster oftálmico, iridociclite, uveíte difusa posterior e coroidite, coriorretinite, neurite óptica, oftalmia simpática e inflamação do segmento anterior.

    Hidrocortisona para doenças gastrointestinais

    Em doenças gastrointestinais, a Hidrocortisona injetável pode ser utilizada como auxílio durante um período crítico da doença em colite ulcerativa e enterite regional. Em doenças respiratórias, é utilizada no tratamento de tuberculose pulmonar fulminante ou disseminada, pneumonite por aspiração, sarcoidose sintomática, beriliose e síndrome de Loeffler. 

    Em distúrbios hematológicos, é usada no tratamento da anemia hemolítica adquirida, anemia hipoplástica congênita, eritroblastopenia, púrpura trombocitopênica idiopática em adultos e trombocitopenia secundária em adultos. Em doenças neoplásicas, é usada para   linfomas e leucemia em adultos e leucemia aguda da infância.

    A Hidrocortisona também é utilizada em emergências médicas, como em distúrbios alérgicos agudos e em estados edematosos, como síndrome nefrótica.

    Como a Hidrocortisona injetável age?

    A Hidrocortisona injetável deprime a liberação, formação e atividade de mediadores endógenos da inflamação (enzimas, prostaglandinas, histamina e cininas), modificando também a resposta imunológica. Sua eficácia é demonstrada pela melhora do estado geral do paciente com a regressão dos sinais e sintomas relacionados à doença tratada.

    De maneira geral, o tratamento com corticoides em doses altas deve ser interrompido assim que o estado do paciente tenha se estabilizado, não devendo se estender a mais 48 a 72 horas. Embora não sejam comuns as reações adversas com altas doses em terapia de curta duração, pode ocorrer ulceração péptica. Neste caso, pode ser indicado um antiácido de maneira profilática.

    Possíveis efeitos colaterais 

    As reações adversas mais comuns costumam ocorrer em pelo menos 10% dos pacientes, incluindo euforia, insônia e úlcera no estômago. Outros efeitos colaterais da Hidrocortisona injetável são inchaços nas pernas, aumento da produção de suor, aumento do peso, fraqueza muscular, coceira na pele, dores de cabeça, tonturas e aumento da sede. Caso surjam reações desagradáveis, como pressão alta e alergias, é preciso informar o médico imediatamente. 

    Também é preciso estar atento às reações causadas por interação medicamentosa. Quando associada a um analgésico não esteróide, por exemplo, a Hidrocortisona pode aumentar o risco de ulceração gastrintestinal ou hemorragia. 

    A vacinação contra varíola também não deve ser feita simultaneamente com o tratamento com Hidrocortisona. Além disso, não é recomendável ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento.

    Contraindicação do uso de Hidrocortisona

    A Hidrocortisona injetável está contraindicada em pacientes com histórico de hipersensibilidade a corticosteroides ou aos componentes da formulação, pacientes com infecção fúngica sistêmica ou em tratamento de neurite óptica.

    O uso do medicamento deve ser avaliado cuidadosamente em gestantes e lactantes

    Onde comprar Hidrocortisona injetável?

    Compre materiais médicos com mais segurança e praticidade. Na Hospitalar Distribuidora, você encontra Hidrocortisona injetável, Hidrocortisona pomada, Hidrocortisona creme, acetato de Hidrocortisona e outros medicamentos. Acesse e compre tudo de que precisa em material hospitalar em um lugar!

    Clique aqui para comprar agora mesmo

    Newsletter

    Cadastre-se e seja um dos primeiros a saber de todas as novidades e ofertas.

    COPYRIGHT © - Hospitalar Distribuidora - CNPJ: 03.375.328/0001-80