Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Hidrocortisona: diluição e posologia

A hidrocortisona é um medicamento pertencente a um grupo denominado de esteroides, tem a função de auxiliar na redução da vermelhidão, no inchaço e na irritação da pele. Por isso, o fármaco é indicado, principalmente, para o tratamento tópico de dermatoses sensíveis aos corticosteroides. 

O medicamento em forma injetável é indicado para tratar problemas glandulares, doenças reumáticas, alergias na pele, inflamação nos olhos, doenças respiratórias e esclerose múltipla. 

Em solução tópica, é possível encontrar o medicamento como creme, apropriado especialmente para a aplicação em superfícies úmidas ou exsudativas. A pomada de hidrocortisona é indicada para lesões ressecadas, liquenificadas ou descamativas. E, por fim, as loções servem para o tratamento de áreas cobertas por pelos ou cabelos. 

Mas, no geral, para que serve a hidrocortisona

O fármaco pode ser utilizado pelos profissionais de saúde para o tratamento de dermatite atópica, de contato, numular, seborreica, quando apresentam um quadro de leve a moderado, dermatose, intertrigo, líquen plano, lupus eritematoso discoide, entre outros. 

Como diluir a hidrocortisona injetável? 

A preparação da hidrocortisona deve ter cuidados da enfermagem, assim como em qualquer outro medicamento para que não ocorra nenhum erro na segurança do paciente. 

A hidrocortisona injetável tem posologia de 100 mg com diluente, sendo 2 ml de água para um frasco da injeção, além da adição de 100 a 1.000 ml de soro glicosado a 5%, soro fisiológico ou solução glicofisiológica, caso o paciente não tenha restrição de sódio. 

A cada 500 mg com diluente deve ser adicionado 4 ml de água para o frasco da injeção de hidrocortisona. 

Como administrar hidrocortisona EV? 

A via de administração da hidrocortisona é iniciada em um período de 30 segundos para cada dose de 100 mg do medicamento e, em 10 minutos, para a dose de 500 mg, lembrando que a equipe deve seguir a orientação médica. 

A administração de doses elevadas de corticoides devem ser continuadas apenas se o estado do paciente estiver estabilizado, o prazo de 48 a 72 horas com o uso do fármaco não pode ser ultrapassado. 

Contraindicação da hidrocortisona injetável

A hidrocortisona é contraindicada quando a pessoa tem um histórico de hipersensibilidade a corticosteroides ou aos componentes presentes em sua fórmula, pacientes que apresentam infecção fúngica sistêmica ou está realizando tratamento de neurite óptica.

Além disso, a indicação do medicamento deve ser avaliada criteriosamente em pacientes gestantes e lactantes.

Na Hospitalar Distribuidora, você encontra hidrocortisona injetável, tópica e diversos outros medicamentos com mais segurança de compra e agilidade de entrega.