Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto
Horário de funcionamento:
Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h
Sáb das 8h às 12h
Quando você vai ao laboratório de análises clínicas fazer exame de sangue, você presta atenção às cores das tampas dos tubos para coleta sangue? Estes itens não são coloridos a toa, pois existe um motivo importante para os diferentes tons e não tem nada a ver com estética. As cores são usadas para diferenciar os recipientes, já que cada um possui substâncias diferentes e a escolha é determinada conforme o tipo de exame.
Existem diferentes tipos de exame de sangue e para cada um deles exige-se um procedimento de coleta específico. Veja o tipo de amostra que deve ser coletada para as seguintes análises:
Os tubos para coleta de sangue são desenvolvidos com o objetivo de oferecer condições estáveis para o armazenamento e trânsito de amostras. Eles podem ser de vidro ou plástico e ainda existe a versão de tubo com vácuo. No interior dos recipientes podem existir diferentes substâncias que preparam a amostra para a análise em laboratório.
A diferenciação entre os tipo de tubo de coleta é feita com a cor das tampas. Veja quais as características de cada recipiente e para quais exames eles são indicados:
Tubo azul - o tubo azul é usado em coletas de sangue para exame de coagulação e por isso, possuem anticoagulante e citrato de sódio.
Tubo verde - o tubo verde é usado para análise bioquímica. Em seu interior deve ter heparina e anticoagulante.
Tudo vermelho e tubo amarelo - estes tubos são usados em coletas de soro para análises bioquímicas e sorológica. Os tubos não possuem anticoagulante e podem ou não ter gel.
Tubo roxo - usados em análises hematológicas, os tubos com tampa roxa ou tubos de EDTA possuem anticoagulantes.
Tubo cinza - usado para exame de glicemia em que são colhidas amostras de plasma. Ele deve conter fluoreto de sódio com EDTA.