Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Por que os tubos para coleta de sangue têm tampa colorida?

Quando você vai ao laboratório de análises clínicas fazer exame de sangue, você presta atenção às cores das tampas dos tubos para coleta sangue? Estes itens não são coloridos a toa, pois existe um motivo importante para os diferentes tons e não tem nada a ver com estética. As cores são usadas para diferenciar os recipientes, já que cada um possui substâncias diferentes e a escolha é determinada conforme o tipo de exame.

Existem diferentes tipos de exame de sangue e para cada um deles exige-se um procedimento de coleta específico. Veja o tipo de amostra que deve ser coletada para as seguintes análises:

  • bioquímica e sorologia - este exame tem como objetivo analisar os componentes químicos e o plasma do sangue. Para esta análise é preciso uma amostra de plasma.
  • hematologia - faça a análise de compostos do sangue como hemácias, plaquetas e leucócitos. Nesta caso precisa-se de uma amostra de sangue total com EDTA;
  • exame de glicemia: é responsável por medir o nível de açúcar na sangue e para tal análise, pede-se uma amostra de plasma com fluoreto de sódio;
  • exame de coagulação: este exame é importante para avaliar as condições de coagulação do sangue e é usado para diagnosticar doenças hemorrágicas. Neste tipo de análise deve-se coletar plasma com citrato de sódio.

Saiba quais as substâncias presentes em cada tubo para coleta de sangue H2

Os tubos para coleta de sangue são desenvolvidos com o objetivo de oferecer condições estáveis para o armazenamento e trânsito de amostras. Eles podem ser de vidro ou plástico e ainda existe a versão de tubo com vácuo. No interior dos recipientes podem existir diferentes substâncias que preparam a amostra para a análise em laboratório.

A diferenciação entre os tipo de tubo de coleta é feita com a cor das tampas. Veja quais as características de cada recipiente e para quais exames eles são indicados:

Tubo azul - o tubo azul é usado em coletas de sangue para exame de coagulação e por isso, possuem anticoagulante e citrato de sódio.

Tubo verde - o tubo verde é usado para análise bioquímica. Em seu interior deve ter heparina e anticoagulante.

Tudo vermelho e tubo amarelo - estes tubos são usados em coletas de soro para análises bioquímicas e sorológica. Os tubos não possuem anticoagulante e podem ou não ter gel.

Tubo roxo - usados em análises hematológicas, os tubos com tampa roxa ou tubos de EDTA possuem anticoagulantes.

Tubo cinza - usado para exame de glicemia em que são colhidas amostras de plasma. Ele deve conter fluoreto de sódio com EDTA.