Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Sulfato de magnésio: para que serve e como administrar

O sulfato de magnésio serve para a reposição dos níveis de magnésio, sendo um dos eletrólitos do corpo. Ou seja, são minerais que liberam uma carga elétrica quando dissolvidos no sangue. Mas a maioria do magnésio no corpo é interligada às proteínas ou armazenada nos ossos.

O mineral do magnésio pode ser encontrado em diversos alimentos, como sementes, amendoim e leite, desempenhando várias funções no organismo, como regular o funcionamento dos nervos e dos músculos, além de ajudar no controle do açúcar no sangue. 

Precisamos de uma quantidade diária mínima e, em caso de deficiência, o médico pode recomendar a reposição. A quantidade é definida de acordo com gênero e idade, e caso isso não ocorra da maneira correta, podem surgir alguns problemas, como a hipomagnesemia, hipocalcemia e hipocalemia. 

Para que serve o sulfato de magnésio?

O sulfato de magnésio é um anticonvulsivante, repositor de eletrólito (magnésio), com efeito depressor sobre o sistema nervoso central. Bloqueia a transmissão neuromuscular, controlando as convulsões causadas por uremia aguda e tétano.

O sulfato de magnésio também é indicado para o tratamento da eclâmpsia, pois é um vasodilatador que ajuda na redução da pressão arterial. 

O sulfato de magnésio ainda pode ser indicado para o tratamento de hipomagnesemia e edema cerebral, e é um remédio para convulsões, tetania uterina, controle de arritmias cardíacas, intoxicação e envenenamento por bário, em adultos e crianças. 

É sempre importante alertar o seu médico caso esteja grávida ou amamentando, tomando outros medicamentos hospitalares, na recuperação de um pós-operatório ou se tiver idade superior a 65 anos. 

Durante o tratamento com o medicamento sulfato de magnésio, é recomendado fazer a monitorização regular da pressão sanguínea. O medicamento não pode ser interrompido sem conhecimento do seu médico, lembrando que os horários, as doses e a duração da medicação devem ser rigorosamente respeitados. 

O sulfato de magnésio não deve ser associado com bloqueadores neuromusculares, devido ao risco de potencialização da atividade terapêutica desses medicamentos, levando ao aumento da paralisia muscular. Já quando for administrado junto a algum antibiótico como a tobramicina, poderá ter a sua atividade antibiótica diminuída.

Como administrar o medicamento sulfato de magnésio?

O medicamento sulfato de magnésio é administrado via oral quando a deficiência persistir com sintomas mais leves.

Mas caso o nível de magnésio estiver muito baixo e causando sintomas mais graves, o sulfato de magnésio é administrado por injeção no músculo ou na veia. Por via intramuscular ou intravenosa, diretamente ou diluído em solução apropriada, ou por infusão intravenosa com diluição em solução apropriada antes da administração.

Ao tratar da hipomagnesemia, os médicos também devem corrigir outros níveis de eletrólitos, como cálcio e potássio. 

Sulfato de magnésio: contraindicações e efeitos adversos

O sulfato de magnésio é contraindicado para pacientes com problemas nos rins, bloqueio cardíaco, elevada concentração de magnésio no sangue, dano miocárdico, com insuficiência respiratória grave e com alergia a este medicamento ou aos componentes da fórmula. 

Alguns dos efeitos colaterais do sulfato de magnésio incluem vermelhidão, sede, pressão arterial baixa, baixo tônus muscular, diminuição da temperatura corporal, bloqueio da transmissão neuromuscular com depressão dos reflexos, entre outros. 

Os efeitos adversos da administração parental são resultantes da intoxicação por magnésio. Os sintomas incluem: rubor, sudorese, hipotensão, hipotonia, colapso cardíaco, depressão respiratória e no sistema nervoso, podendo levar à parada respiratória.

Onde comprar o sulfato de magnésio

Na Hospitalar Distribuidora, você encontra sulfato de magnésio e um estoque completo de medicamentos e produtos hospitalares. São diversas formas de pagamento e rapidez na entrega, com a opção de colocar e organizar todos os produtos no carrinho, conferindo sua lista.