Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Complexo B injetável: uso hospitalar

Representando um conjunto de nutrientes essenciais, o complexo B inclui as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Muitos conhecem o suplemento oral, mas também há o suplemento de complexo B injetável, uma solução estéril aplicada por meio de injeção intravenosa ou intramuscular.

Na maioria das pessoas, as vitaminas do complexo B podem ser obtidas por meio de uma alimentação balanceada. Mas idosos, anêmicos, vegetarianos, veganos, atletas e alcoólatras podem apresentar deficiência deste complexo vitamínico, e o uso do suplemento se faz necessário. 

Vitaminas do complexo B

Fundamentais para a saúde do organismo, as vitaminas do complexo B atuam em funções do sistema imunológico e do sistema nervoso, na prevenção da anemia, no tônus muscular e na saúde da pele. É preciso ingerir fontes de vitamina B todos os dias, uma vez que não podem ser armazenadas pelo nosso corpo.

A carência destes nutrientes pode provocar problemas com funções cognitivas como a memória e confusão mental, falta de energia, fraqueza muscular e até depressão. Cada vitamina contida no complexo B desempenha importantes funções:

- B1 (Tiamina): Atua no metabolismo auxiliando na conversão de nutrientes em energia para o corpo. 

- B2 (Riboflavina): Também atua no metabolismo e funciona como uma eficiente substância antioxidante.

- B3 (Niacina): Tem um papel vital no metabolismo energético celular e na reparação do DNA. 

- B5 (Ácido pantotênico): Auxilia no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares e também no controle da capacidade de resposta do corpo ao estresse .

- B6 (Piridoxina): Favorece a respiração das células, participa na produção de glóbulos vermelhos, atua na formação de neurotransmissores e no metabolismo de aminoácidos.

- B7 (Biotina): Atua na formação da pele, unhas e cabelo e no metabolismo de macronutrientes.

- B9 (Folato): Fundamental para processos de multiplicação e divisão celular, síntese e reparação do DNA, metabolismo de aminoácidos e formação de hemácias.

- B12 (Cianocobalamina): Essencial para o bom funcionamento do sistema neurológico, no desenvolvimento de glóbulos vermelhos e na produção de DNA.

Para que serve a injeção de complexo B?

O uso de complexo B injetável pode trazer benefícios em muitos aspectos, como na redução do estresse; na melhora do humor; na prevenção e tratamento de doenças mentais, como ansiedade e depressão; melhora nas funções cognitivas; redução da fadiga; maior disposição e energia.

Quando um indivíduo não é capaz de ingerir a quantidade diária ideal dessas vitaminas, o uso do complexo B injetável é indicado. A administração da vitamina injetável pode ser necessária no tratamento de queimaduras graves, gravidez, distúrbios gastrointestinais, doença celíaca, câncer, doença de Crohn, hipotireoidismo, distúrbios genéticos, distúrbios alimentares e em outros casos. 

Em grande parte das ampolas de complexo B, a bula informa que cada dose de 1 mL contém cerca de 100 miligramas de vitamina B1, 5 miligramas de vitamina B2, 100 miligramas de vitamina B3, 2 miligramas de vitamina B5 e 2 miligramas de vitamina B6.

Quem segue uma dieta vegana ou vegetariana também pode precisar da vitamina B12 injetável e outras do complexo B. Isso porque eles deixam de comer alguns ou todos os alimentos de origem animal, onde é encontrada a B12. 

A deficiência desses nutrientes também pode trazer problemas para mulheres grávidas ou lactantes, uma vez que essa carência de vitaminas do complexo B pode provocar defeitos congênitos ou danos neurológicos no feto ou no bebê. 

Pessoas da terceira idade também podem precisar de complexo B injetável, pois é maior a sua dificuldade em absorver essas vitaminas. Isso acontece porque os idosos apresentam uma redução da produção de ácido no estômago, que é fundamental para a digestão e absorção de nutrientes.

Por que optar pelo complexo B injetável?

Quando ingeridas por via oral, as vitaminas do complexo B têm suas estruturas de moléculas atacadas pelos ácidos estomacais e enzimas do sistema digestivo. Já no caso do complexo B injetável, as vitaminas não passam pelo sistema digestivo, indo diretamente para a corrente sanguínea. Isso aumenta a taxa de absorção e a retenção dos nutrientes, algo muito importante em casos graves de deficiência — em que é necessária a absorção rápida e eficaz.

Como aplicar complexo B injetável?

Normalmente, é utilizada uma ou duas ampolas a cada dois dias, sendo necessária a presença de um profissional para a aplicação correta. A dosagem do complexo B injetável pode variar de acordo com a recomendação médica, idade, demanda de nutrientes, sexo e condições de saúde. Mas, de maneira geral, são administradas doses de 0,25 a 2 mL do composto. É preciso ler a bula e consultar um profissional da saúde para definir a dosagem ideal para cada caso.

Quais as possíveis reações do complexo B injetável?

Quando usadas em excesso, as vitaminas do complexo B podem causar algumas reações adversas, como nível elevado de açúcar no sangue, danos ao fígado, vômitos, alteração da cor da urina e rubor na pele.

Na forma injetável, é possível que outros efeitos colaterais ocorram, como sensação de inchaço no corpo, prurido, diarreia transitória leve, dor intramuscular e trombose vascular periférica. Em casos mais graves, como em pessoas alérgicas a algum componente da injeção, a dose pode causar choque anafilático.

Sendo assim, é preciso ter cautela quanto ao uso do complexo B injetável. Não é porque se trata de vitaminas que pode ser utilizado por qualquer pessoa. Sua aplicação deve ser realizada somente sob orientação médica.

Onde comprar complexo vitamínico injetável?

Uma forma simples e segura de comprar medicamentos é por meio de uma loja on-line de confiança. Navegando no site, é possível escolher todos os produtos de que necessita, sem sair de casa ou do trabalho. A Hospitalar Distribuidora reúne tudo isso e ainda traz as melhores condições de pagamento, com entregas para todo o país. Acesse agora e reponha o seu estoque de complexo B injetável.