Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Sonda Retal: função no enteroclisma

Para entender a função da Sonda Retal, primeiro precisamos entender o que é Enteroclisma: o Enteroclisma (também chamado de lavagem intestinal) é um procedimento médico que consiste na remoção de fezes do intestino grosso do paciente mediante introdução, com pressão, de líquidos e soluções por meio da via retal.

Assim, o procedimento com a solução auxilia a romper e dissolver a massa fecal. Dentro das indicações para executar o procedimento, destacam-se o esvaziamento do cólon nas condições em que o organismo não consiga eliminar o conteúdo fecal por meios fisiológicos; para remoção de melena ou enterorragia; e para o preparo de cólon nas situações de exames e/ou cirurgias.

O Enteroclisma é feito com o auxílio de materiais médicos hospitalares. O principal deles é a Sonda Retal, que tem como finalidade aliviar a tensão provocada por gases e líquidos presentes no intestino grosso. É por ele que é introduzido o líquido e a solução laxativa.

O que é uma Sonda Retal?

A Sonda Retal (ou Endotraqueal) e demais sondas, são produzidas em material PVC (cloreto de polivinila) transparente, flexível e atóxico, em forma de cilindro reto e inteiriço, com extremidade proximal arredondada, aberta, isenta de rebarbas, possuindo um orifício. Esse orifício é dimensionado de acordo com o calibre de cada sonda, apresentando diâmetro perfeitamente acabado, delimitado e regular em toda a superfície. A extremidade distal apresenta, devidamente acabado e fixado, dispositivo conector.

com as seguintes dimensões: comprimento aproximado de 40 cm, calibres usuais de 4 a 32 Fr., com conector e tampa apenas até o calibre 24 Fr. Esterilizado pelo processo de raio gama (cobalto-60) quando embalada em plástico, e pelo processo de óxido de etileno caso embalada em P.G.C.

Quem faz a sondagem retal?

O sondagem é indicada para preparação pré-operatória, exames e pacientes constipados. A constipação pode ocorrer por diversas razões, como: alimentação pobre em fibras, desidratação e falta de exercícios físicos, entre outras causas menos conhecidas.

Na maioria das cirurgias, principalmente nas que são utilizadas anestesia geral, é recomendado que o reto esteja vazio para evitar que o paciente evacue durante o procedimento cirúrgico. O método utilizado para isso deve ser indicado pelo médico responsável, podendo ser tanto por meio da utilização de laxante quanto com lavagem intestinal.

Da mesma forma, para alguns exames, o médico responsável pode indicar a sondagem retal para ter uma melhor visualização das vias intestinais. Um intestino limpo permite a visualização detalhada e previne traumas intestinais ou contaminação acidental por fezes.

Profissional que executa a sondagem renal

Normalmente, para preparar o cólon, são utilizadas soluções hiperosmolares, criando um gradiente osmótico, atraindo água para dentro da luz intestinal, acelerando o trânsito do intestino. O procedimento não é isento de risco, considerando que ocorre significante perda de líquidos nesse tipo de preparo, podendo haver alterações hidroeletrolíticas, diminuição do volume urinário, hemoconcentração e tendência à retenção de sódio. Nesses casos, é indispensável a ingestão de líquidos imediatamente após o preparo ou, quando isso não for possível, a reposição do líquido poderá ser indicada por via parental.

Sendo assim, o procedimento pode ser realizado pelos membros da equipe — auxiliares e técnicos de enfermagem, com supervisão do enfermeiro — ou pelo próprio enfermeiro em casos de maior complexidade técnica e que necessitam de conhecimentos científicos e capacidades e tomar decisões imediatas. O profissional deve, durante o procedimento, monitorar as respostas do paciente e dar atenção para possíveis alterações hidroeletrolíticas.  

Onde encontrar sondas?

A rotina médica exige que clínicas e hospitais tenham em estoque diversos tipos de sondas (retal, nasogástrica longa, gástrica levine, endotraqueal, foley, gastrostomia e uretral), entre outros produtos médicos hospitalares. Na Hospitalar Distribuidora, você encontra uma infinidade de produtos hospitalares e medicamentos para abastecer o estoque e ter a garantia de recebimento no local em que preferir.