Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Sonda para gastrostomia: uso em hospitais

A gastrostomia é a colocação de um pequeno tubo flexível (sonda) diretamente até o estômago. Essa sonda de gastrostomia permite que o paciente se alimente em casos que a via oral não pode ser utilizada.

A alimentação enteral é normalmente usada em casos de AVC, hemorragia cerebral; paralisia cerebral; tumores na garganta; esclerose lateral amiotrófica; dificuldade grave para engolir. Dependendo do ocorrido, esse procedimento pode ser temporário, por conta de alguma cirurgia que envolva o aparelho digestivo, ou permanente.

Especificações da sonda para gastrostomia

O tubo para alimentação por sonda gastrostomia é colocado ao nível da pele, feito em silicone grau médico, transparente, com fita radiopaca ao longo do seu comprimento. Acompanha balão de silicone para fixação interna, válvula para enchimento do balão, dispositivo antirrefluxo e sistema de trava para conexão de sondas extensoras para alimentação.

O conjunto completo com tubo para gastrostomia conta com sonda extensora 2 com pinça para alimentação em bolus; seringa para alimentação de 35 cc calibre 16 FR x 1,5 cm de comprimento.   

Como deve ser a alimentação enteral

Para passar corretamente pela sonda para gastrostomia sem entupir, a comida deve ser triturada e não conter pedaços grandes. A dica é coar a mistura antes de colocar na seringa. A dieta deve ser recomendada por um nutricionista; assim, não há preocupações com carências de vitaminas. A ingestão de remédios segue o mesmo padrão: triturar e misturar na comida ou água. Não é recomendado adicionar mais de um medicamento na seringa, pois eles podem não ser compatíveis.

A água tem um papel essencial na alimentação enteral. Não só por causa da desidratação, que os idosos são mais propensos, mas também por conta da permeabilidade da sonda. Por isso é necessário administrar água após a infusão da dieta ou de medicamentos. Isso evita obstrução no tubo.

Como toda alimentação, também é necessário manter a higiene da dieta para evitar consequentes complicações gastrointestinais. Lave adequadamente as mãos, os alimentos e o material que será utilizado. Tudo que for manipulado merece higienização adequada. O álcool 70% pode ser passado na bancada e nos utensílios.

Um outro ponto que deve ser salientado é a troca frequente da fixação da sonda. Essa prática mantém a sonda para gastrostomia segura e limpa. A troca impede o desgaste que pode acarretar infusão da dieta nos pulmões e traqueia do paciente, causando pneumonia e morte. Outro tópico importante é colocar o paciente sentado com a cabeceira da cama elevada entre 45º e 90º para receber a dieta. Assim, evita-se a aspiração do alimento enteral, bem como o refluxo.

A nutrição enteral contribui para a recuperação e manutenção do paciente. Ela é parte de uma estratégia que conta, principalmente, com o compromisso de cuidadores e família.

Cuidados com paciente com sonda de gastrostomia

O paciente gastrostomizado vai precisar de vários cuidados específicos. Para que esse período ou permanência seja tratado da melhor forma possível, deve-se manter a atenção para alguns casos. Em caso de diarreia, o ideal é infundir a dieta lentamente. Já no caso de vômitos, deve-se administrar medicamentos e diminuir a alimentação enteral. Se houver constipação, o melhor é usar fibras (no caso de distensão abdominal) e alimentar devagar, mantendo decúbito de 30 a 45 graus. Passear após a infusão também ajuda.

No caso do paciente ter refluxos ou regurgitação, pró-cinéticos e antieméticos podem ser prescritos. Outro caso em que se pode usar pró-cinéticos é na presença de resíduo gástrico. A indicação é passear após a infusão da dieta e manter repouso em plano horizontal.

Onde encontrar sonda para gastrostomia

Na Hospitalar Distribuidora você encontra sonda para gastrostomia e mais uma enorme variedade de materiais hospitalares, medicamento e outros produtos. Tudo o que você precisa em um loja virtual 24h.