Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Por que comprar uma balança antropométrica?

A balança antropométrica pode ser encontrada na versão de balança mecânica tradicional e balança antropométrica digital. Estes equipamentos médicos desempenham dupla função: mensuração da massa corporal e medição da altura do paciente. Para ter este desempenho, elas possuem uma régua antropométrica acoplada ao aparelho. A palavra antropométrica, que se deriva de antropometria e tem como conceito a aplicação de técnicas para tirar medidas do corpo humano.

A balança antropométrica mecânica está presente em muitos ambientes da área da saúde e o que faz ela ser escolhida entre tantos outros modelos, é o fato se ser independente de fontes de energia e ter duas funções, o que dispensa a necessidade de outro equipamento que ocupe mais espaço no consultório médico, enfermaria ou qualquer outro ambiente hospitalar. Além disso, as versões manuais possuem preços mais acessíveis.

O uso deste tipo de balança deve ser feito por um profissional treinado para a operação, pois existem alguns padrões de manipulação que se não respeitados, podem influenciar nos resultados. Além disso, pelo fato de se tratar de uma balança mecânica acaba aumentando a margem de erro dos dados coletados, entretanto é uma variação pequena e a influência disso no resultado do atendimento deve ser avaliada pelo operador. Em alguns casos tem-se a necessidade de uma balança digital que é mais precisa.

Este equipamento médico é fundamental na maior parte dos consultórios médicos, enfermarias, clínicas, postos de saúde e ambiente hospitalar.

Como usar uma balança antropométrica

Você já pensou em qual o peso dos seu calçados, roupas e acessórios? Estes itens que usamos no dia a dia quando avaliados em conjunto, atingem uma massa considerável. Então, se você for pesado com todos estes elementos, terá um acréscimo de peso que não faz parte da sua massa corporal. Outra questão, é que a cada nova pesagem, se usar peças com pesos muito diferentes, também sentirá uma grande diferença nos dados apresentados pela balança. Estas variações podem interferir negativamente no atendimento, principalmente quando se trata de casos em que se avalia a perda de peso. Por isso, é aconselhado que para fazer a mensuração da massa corporal, o paciente tire os calçados e esteja com roupas leves, desta forma os resultados serão para próximos da realidade. Estas orientações servem tanto para o uso da balança antropométrica digital quanto para a mecânica.

Já para o uso da régua antropométrica, é importante que o paciente desfaça qualquer tipo de penteado que possa interferir na medição. Estar com roupas leves é importante também para aferir a altura da pessoa, pois o operador deve observar o contorno do corpo para assegurar que o paciente esteja com a postura ereta. Oriente o paciente para que fique com as pernas e pés paralelos, peso distribuído nos dois pés, braços relaxados e palmas da mão voltadas para o corpo.