Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Oxímetro pode diagnosticar coronavírus?

O oxímetro é um dispositivo de tamanho pequeno com o formato de um clipe. Para uso deste equipamento, é necessário conectar alguma parte do corpo, como dedos, punho ou lóbulo da orelha. Encontramos o dispositivo, geralmente, em locais de cuidados intensivos, como hospitais ou pronto-socorros. 

O oxímetro de dedo serve para monitorar a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue. Não é um método invasivo e é indolor. Ao conectar-se ao dedo, envia dois comprimentos de ondas de luz através do dedo para medir a taxa de pulso e quanto de oxigênio há no sistema vascular do paciente. 

Por que o oxímetro é tão importante para diagnosticar o coronavírus?

O oxímetro está sendo um grande aliado para detectar casos da COVID-19, antecipando que o quadro do paciente fique mais grave. 

Um dos sintomas do coronavírus, considerado um dos mais graves, é a insuficiência respiratória. O oxímetro pode detectar a alteração com antecedência, ou seja, antes do caso se agravar, por meio da medição de oxigênio e da saturação no sangue. 

Os casos mais graves, apesar de ser apresentados em uma minoria dos pacientes infectados com a COVID-19, são os grandes causadores da lotação em UTIs dos hospitais com a necessidade de cuidados especiais, como a ventilação pulmonar. 

O principal objetivo no momento é diminuir o número de internações para controlar a circulação do vírus. Por isso o uso do oxímetro para diagnóstico do coronavírus é fundamental — dessa forma, os médicos podem avaliar os casos até de pessoas assintomáticas. 

Quanto mais rápido diagnosticar os sintomas da COVID-19, mais rapidamente vai ser iniciado o tratamento e maior será a chance de cura. 

Como usar o oxímetro?

O oxímetro serve para medir a quantidade de sangue que está sendo transportado no sangue em todo o corpo. O monitor mostrará a porcentagem de hemoglobina arterial.

O oxigênio é o combustível do nosso corpo. As pessoas que sofrem de alguma doença respiratória têm uma baixa de oxigênio no sangue, por isso é importante saber como usar o oxímetro, para não confundir uma doença respiratória com a COVID-19.

O oxímetro G-Tech é um aparelho acessível, pequeno e de fácil manuseio. O equipamento é conectado a um sensor composto de um dispositivo portátil que será colocado diretamente no dedo ou no lóbulo da orelha. 

 

Quais os cuidados para higienizar o oxímetro?

Os sensores devem ser limpos após cada uso, sendo importante manter o aparelho desinfectado antes de usar com outro paciente. 

A limpeza do oxímetro é muito simples e rápida. Ao desconectar o sensor do aparelho de monitoramento, umedeça um pano limpo com água e detergente neutro e passe em todas as superfícies expostas. Após fazer a limpeza com o sabão, é necessário umedecer outro pano com água esterilizada para remover qualquer substância química que esteja presente no aparelho.

Secar todos os cabos e sensores, porém sem deixar o equipamento exposto a um calor excessivo e nem submergi-lo em líquidos. 

Para desinfectar, é recomendável utilizar o óxido de etileno, mas, na falta dele, pode usar água oxigenada 3%, isopropanol 70%, solução 1:10 de hipoclorito de sódio ou desinfetantes químicos compostos de amônio quaternário, como o cloreto de benzalcônio. 

Quais os tipos de oxímetro?

Há dois tipos de oxímetro: o de dedo e o de pulso.

Oxímetro de dedo é um pequeno aparelho portátil, serve para verificar a taxa de saturação sanguínea de forma rápida, confiável e indolor. O resultado da medição é exibido no monitor, e, em seguida, é apagado. 

Oxímetro de pulso, também conhecido como oxímetro estacionário, é uma versão mais completa do oxímetro de dedo, permitindo um monitoramento contínuo, armazena dados e é possível transmiti-los em um computador.

A bateria é de longa duração, tem alarmes em LED para baixa saturação. O uso é ideal para pacientes em estados críticos, possibilita saber quando o paciente retirou o sensor da posição ideal ou quando a saturação está abaixo do nível indicado. 

Como comprar oxímetro?

Você encontra o oxímetro na Hospitalar Distribuidora, com os melhores preços e rapidez na entrega. A HD faz com que você evite sair de casa para realizar a compra, além de poder receber os produtos na porta da sua clínica ou hospital.