Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Nutrição enteral: tipo de sonda

A nutrição enteral é utilizada quando o paciente, por alguma doença ou efeito colateral de uma cirurgia ou tratamento, não consegue receber alimentos via oral. Esse tipo de dieta passa por uma nutricionista, que orienta quais nutrientes são necessários para não correr o risco de desnutrição no indivíduo. Paciente idosos são mais propensos a esse tipo de condição. O suporte nutricional é uma fórmula líquida com proteínas, carboidratos, gorduras, água, vitaminas e minerais. As complicações dessa nova nutrição variam de diarreia a náuseas e vômitos.

A desnutrição causa diversos problemas nos órgãos internos, como redução da capacidade respiratória dos pulmões, síndrome de má-absorção no aparelho digestivo — que mantém baixa a concentração de albumina. No intestino delgado pode ocorrer atrofia, que desencadeia infecções.

Diferença entre nutrição enteral e parenteral


A diferença entre a dieta enteral e parenteral é que enquanto a nutrição enteral é uma alimentação por sonda inserida no estômago ou intestino, na parental a dieta é inserida diretamente na corrente sanguínea.

Os tipos de sonda usadas na dieta enteral são:

Sonda enteral de gastrostomia ou jejunostomia: a partir de uma abertura no abdômen, podem ser colocadas no estômago ou no intestino delgado. São utilizadas em pacientes que precisam dessa alimentação a longo prazo e não conseguem usar a sonda nasogástrica.

  • Sonda enteral nasogástrica: é o tipo de sonda colocada pelo nariz, que atravessa a garganta e chega ao estômago e ao intestino delgado. Ela é mais utilizada em pacientes temporários.

Já na nutrição parental, o cateter é inserido na veia e os nutrientes entram em contato direto com o sangue. Os tipos de sonda usadas na dieta enteral são:

  • Cateter venoso central: esse cateter é colocado sob a pele na parte superior do tórax. Utilizado para alimentação a longo prazo, ele não fornece somente líquidos intravenosos, também auxilia nas transfusões de sangue, tratamentos quimioterápicos e na administração de diversos medicamentos.
  • Cateter venoso periférico: esse cateter é colocado na parte posterior da mão ou anterior do braço.Utilizado para alimentação a curto prazo, também leva líquidos intravenosos, bem como auxilia nas transfusões de sangue, tratamentos quimioterápicos e administração de medicamentos.

Como deve ser a alimentação por sonda

A alimentação enteral passa por algumas especificações. Uma delas é que a dieta deve passar obrigatoriamente por uma nutricionista. Somente um profissional pode recomendar as quantidades exatas e essenciais para que não haja carência de nutrientes.

Quanto ao alimento, deve ser sempre triturado e coado antes de ser colocado na seringa para não entupir a sonda. É bom sempre injetar água após as alimentações. Isso ajuda na hidratação, na permeabilidade da sonda e evita obstrução do tubo.

Um ponto importante que deve ser destacado é a higiene. Manter a dieta limpa contribui para não haver nenhuma complicação gastrointestinal. Todos os alimentos ou produtos que forem usados na nutrição enteral, como as mãos e as comidas, devem ser devidamente limpas. As bancadas onde estarão sobrepostos os produtos podem ser limpas com álcool 70%.

É normal uma sonda ter desgastes ao longo do tempo. Principalmente em pacientes de longo prazo. A prática de trocar frequentemente a fixação da sonda evita infusão da dieta nos pulmões ou nas traqueias do paciente. Os líquidos em contato com locais errados podem causar pneumonia e morte.

Outra dica é: todas as vezes em que o paciente receber a dieta, colocá-lo na posição sentada com a cabeceira da cama entre 45º e 90º. Estar com o tronco elevado impede que o indivíduo aspire o alimento enteral. O suporte nutritivo enteral auxilia na manutenção do paciente, mas só gera benefícios se houver comprometimento da família e dos cuidadores.

Onde encontrar sonda para nutrição enteral

Sonda para nutrição enteral e vários outros materiais hospitalares você encontra na Hospitalar Distribuidora. Uma loja virtual pronta para te atender com segurança e comprometimento.