Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Glicose hipertônica: uso hospitalar

A glicose constitui elemento de alto valor energético que supre as necessidades calóricas do organismo e provê, sob forma hiperosmótica e intravenosa, o sangue de glicose no combate dos sintomas de edema cerebral e no coma hipoglicêmico. As soluções de glicose hipertônica são utilizadas como um componente calórico no regime de nutrição parenteral.

Infusões lentas de soluções hipertônicas são essenciais para assegurar a utilização correta da glicose e evitar a hiperglicemia e a lipogênese.

Este medicamento é destinado ao tratamento da hipoglicemia insulínica (hiperinsulinemia ou choque insulínico) e também para restaurar os níveis de glicose sanguínea e no tratamento da hipoglicemia alcoólica. Exerce ação diurética e protetora sobre a célula hepática e na formação de glicogênio pelo fígado.

A solução injetável de glicose hipertônica é utilizada no suprimento calórico, já que a glicose é um nutriente facilmente metabolizado pelo organismo para o fornecimento de energia. Ela é metabolizada por meio do ácido pirúvico em dióxido de carbono e água com liberação de energia. A energia liberada pela metabolização da glicose é utilizada pelas células, distribuída e estocada nos tecidos.

A glicose é a principal fonte de energia no metabolismo celular, sendo que todas as células do corpo são capazes de oxidá-la. Uma vez dentro da célula, a glicose é prontamente fosforilada, formando a glicose-6-fosfato, que logo se polimeriza em glicogênio, ou é catabolizada. A glicose pode ainda ser convertida em gordura, por meio da AcetilCoA. Por esse motivo, requer constante equilíbrio entre as necessidades metabólicas do organismo e sua oferta.

Como funciona a glicose hipertônica

Por ser um nutriente que o organismo transforma em energia facilmente, a glicose hipertônica é uma fonte de água e calorias utilizada, distribuída e conservada nos tecidos corporais. Para a injeção de glicose intravenosa, deve-se observar se a solução está límpida, incolor, estéril e apirogênica em uma ampola de plástico transparente.

Acerca das contraindicações, a glicose deve ser evitada em casos de hiper-hidratação, hiperglicemia, diabetes, acidose, desidratação hipotônica e hipocalemia. A glicose hipertônica a 25 e a glicose hipertônica a 50 são contraindicadas em paciente com hemorragia intracraniana ou intraespinhal, Delirium tremens em casos de desidratação, na síndrome de má absorção glicose galactose e em pacientes com alergia aos produtos de milho.

Pacientes com insuficiência renal e após ataque isquêmico também não devem ter soluções de glicose administradas em seu corpo.

Reações adversas da glicose hipertônica

Como qualquer outra solução, a glicose também corre o risco de desencadear reações adversas no paciente. Febre, infecção no ponto de injeção, trombose venosa ou flebite são as mais comuns, mas a pressão arterial também pode aumentar em hipertensos, confusão mental, insuficiência cardíaca congestiva, insconciência, aumento do volume sanguíneo, aumento da glicose no sangue e diurese osmótica.

Ao se deparar com uma reação, suspenda imediatamente a infusão. O paciente deverá ser avaliado e medidas corretivas deverão ser tomadas. Caso haja extravasamento da solução de glicose, poderão aparecer dores no local da injeção e tecido necrosado após a administração da glicose.

O médico deverá sempre ser alertado sobre o aparecimento de reações adversas.

Escleroterapia com glicose

A escleroterapia com glicose é um tratamento para varizes e microvarizes da perna por intermédio de uma injeção aplicada com uma solução hipertônica de glicose a 50% ou a 75%.

A aplicação direta faz com que as varizes desapareçam. Por ser natural, diminui as chances de complicações ou alergias por conta do procedimento.

Mesmo que não haja complicações, esse tratamento não é indicado para diabéticos, uma vez que a glicose vai entrar diretamente na corrente sanguínea e pode alterar os níveis glicêmicos.

Onde comprar glicose 75% para escleroterapia

Na Hospitalar Distribuidora é muito fácil realizar a compra dos medicamentos. Em nosso site você encontra uma enorme variedade em materiais e equipamentos médicos, medicamentos e outros produtos hospitalares. Glicose hipertônica e medidor de glicose estão em nossos estoques. Qualidade e confiança que só uma empresa experiente pode oferecer.