Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

EPI hospitalar: materiais importantes para segurança no trabalho

A sigla EPI hospitalar refere-se aos equipamentos de proteção individual usados em ambiente hospitalar. Esses materiais são de uso obrigatório para evitar que os profissionais e pacientes fiquem expostos durante os atendimentos do dia a dia como consultas, coleta de materiais biológicos ou mesmo em procedimentos cirúrgicos, em que o risco de contaminação é maior.

Esses equipamentos de proteção são exigidos sempre que a atividade exigir contato com produtos químicos e materiais biológicos. As adequações ao tipo de trabalho também são importantes para garantir a integridade do manipulador. Por isso, é fundamental sempre seguir as normas de segurança de cada área.

No caso do EPI hospitalar, devemos destacar que não é apenas em hospitais que o uso de equipamentos de proteção individual é importante - eles são recomendados em qualquer ambiente que preste atendimento médico. Sendo assim, precisam estar presentes em postos de saúde, clínicas, laboratórios, enfermarias etc.

Outra questão que merece atenção diz respeito ao uso correto de cada EPI hospitalar. Para que cumpra sua função, o manipulador deve usar o EPI conforme as indicações do fabricante. Um dos cuidados importantes quando falamos em equipamentos de proteção diz respeito à validade e como o descarte deve ser feito.

A conscientização da equipe para o uso do EPI hospitalar também é fundamental. Os hospitais e ambientes de atendimento médico devem investir em treinamento e reciclagens que orientem em relação ao uso e à importância desses materiais médicos.

Conheça alguns EPI’s hospitalares

Existem diferentes tipos de EPI’s hospitalares que se diferem quanto à indicação de uso. Conheça alguns:

Luva de borracha - é fundamental para proteção da pele evitando o contato direto com materiais biológicos e produtos químicos. Ela deve ser adequada ao trabalho do manipulador, ou seja, no caso da exposição ser até o antebraço, ela precisa chegar a essa área também. Deve ser descartada após o uso.

Existem diferentes tipos de luvas de borracha como as luvas cirúrgicas, luva para procedimento, luva de vinil e outras;

Avental médico - vestimenta para proteção da pele do profissional e para evitar o contato direto com o paciente. É usado em procedimentos cirúrgicos e deve ser descartável. Dependendo do caso, também é importante que seja estéril;

Máscara cirúrgica - é fundamental para a proteção mucosa oronasal e também do ambiente para que as secreções do profissional não se dispersem. Existem diferentes gramaturas e o tipo de situação em que é usada interfere na escolha.