Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Descarte de lixo hospitalar

O descarte de lixo hospitalar é uma questão importante que merece muita atenção e cuidado. Esses tipos de resíduos não podem ser jogados em lixo comum como os residenciais. A manipulação correta de materiais descartáveis em hospitais e ambientes que prestem atendimento médicoestá diretamente relacionada ao risco de contaminações, o que é perigoso em qualquer ambiente, principalmente no hospitalar em que existe grande concentração de pessoas expostas.

O descarte de resíduos hospitalares é regulamentado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que, além de orientar quanto ao descarte correto, também exige uma destinação adequada fora do ambiente de atendimento médico. Esse procedimento é feito conforme a classificação do tipo de lixo hospitalar.

Classificação de lixo hospitalar

O armazenamento e o descarte de resíduos hospitalares são feitos conforme a natureza dos materiais e o tipo de risco que eles oferecem:

Resíduos com risco biológico - possuem alto risco de contaminação por conterem microorganismos vivos. Devem ser colocados em sacos plásticos grossos e impermeáveis, e direcionados à incineração.

Resíduos químicos - são produtos químicos que podem oferecer riscos à saúde e ao meio ambiente. Por isso, o descarte é feito pelo próprio fabricante e é necessária a sua devolução em embalagem original.

Materiais radioativos - são resíduos de radioterapia e de determinados exames com raio-x. Eles devem ser armazenados em recipientes blindados e encaminhados à Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Materiais recicláveis - são materiais comuns não contaminados, mas podem oferecer certo risco e, por isso, não podem ser descartados de qualquer forma.

Materiais perfurocortantes - esses materiais podem contaminar e também causar ferimentos a quem manipula o lixo. Por isso, devem ser acondicionados em coletor de artigos perfurocortantes - caixas de papelão específicas para tal finalidade.