Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Álcool gel: qual o tipo certo para matar vírus?

O álcool gel colabora para a diminuição dos vírus, tanto nas mãos quanto nos objetos. Porém não é o método mais eficaz para a eliminação total das bactérias e vírus que podem ser transmitidas facilmente para o nosso rosto. A maneira que apresenta mais eficácia para isso é uma lavagem correta das mãos com o uso de água e sabão.

O álcool em gel, comercializado em farmácias e comércios é um produto feito a partir da mistura de água e outras substâncias, sendo que o indicado para o combate do COVID-19 é o que contém 60% e 70% de gel antisséptico na composição e seja desenvolvido para o uso das mãos. 

A concentração maior de 60% é exigida para a capacidade de eliminar os vírus, pois a presença de 30% de água em sua composição, permitindo a desnaturação das proteínas e estruturas lipídicas da membrana celular, consequentemente o álcool 70% tem uma ação antimicrobiana. 

É importante ressaltarmos que o álcool destinado a limpezas em geral não combate o vírus com a mesma eficácia, irá apenas ressecar a o vírus - não matá-lo. Nesses produtos de solução 70% para uso geral, há um alto risco inflamável que pode causar acidentes sérios, principalmente com crianças e idosos que têm a pele mais frágil. 

Álcool gel com essência é mais eficaz?

As essências que são colocadas álcool gel não mudam em nada na eficácia do produto, não é necessário ter um aroma já que a evaporação do álcool gel antisséptico é rápida e não deixa um cheiro desagradável por ter um efeito imediato. 

Este tipo de álcool gel, geralmente, são apenas mais caros do que os outros e podem causar irritações na pele de algumas pessoas. 

Qual tipo de álcool é mais indicado contra o Coronavírus?

Segundo os especialistas não há uma diferença entre os tipos de álcool gel ou líquido, os dois mantêm a mesma eficácia para matar os vírus e bactérias - que é a grande preocupação da população no momento. 

O álcool gel apresenta uma textura mais agradável para a aplicação no corpo, sendo assim a quantidade em que for aplicar será mais fácil de ser manipulado. Enquanto o álcool líquido escorre mais fácil e por conta disso pode ter uma ação antibacteriana mais fraca, além disso é mais inflamável. 

Neste caso, o álcool líquido é indicado para a limpeza doméstica, em superfícies e objetos em geral. Portanto, percebemos que a sua única diferença se encontra na adaptabilidade dos produtos, mas se forem acima de 60% podem ser usados como álcool gel para o coronavírus

Quando é preciso usar o álcool em gel?

O álcool gel serve para diminuir a transmissão do vírus e bactérias, mas o único método que impede e combate com isso é a lavagem correta das mãos - água e sabão. 

O álcool gel pequeno é um ótimo aliado para deixar nas bolsas e ir usando ao longo do dia. Pode ser usado caso você não tenha acesso a um banheiro para fazer a higiene completa e corretamente. 

Para ter em casa é recomendado o álcool gel 70 antisséptico 500 ml para que a família toda se proteja do vírus, porém por ser de um tamanho maior tem o preço um pouco mais elevado. Já o preço do álcool gel para as mãos pequeno é bem mais em conta, podendo encontrar em tamanhos de 90ml. 

Como lavar as mãos?

A lavagem das mãos deve durar por cerca de 20 segundos. Lave sempre que necessário e corretamente:

  • Ensaboe as mãos e esfregue as palmas, utilize o atrito delas entre si
  • Faça movimentos circulares com os dedos de uma mão para a outra
  • Entrelace os dedos, para limpar as regiões entre os dedos
  • Repita o processo, agora com o toque de ambas as palmas
  • Esfregue as costas da mão
  • Limpe debaixo das unhas, para isso faça o movimento da mão como um concha e faça movimentos verticais de uma mão contra a outra
  • Esfregue os antebraços e punhos
  • Enxágue com água corrente

Ao fechar a torneira utilize um papel ou toalha, para que não haja nenhuma contaminação novamente. Visto que, ao iniciar a limpeza as mãos estavam com bactérias e vírus. 

Mantenha a higiene das mãos com água e sabão, e use o álcool gel sempre que necessário.