Parcele em até 3x sem juros|3% de desconto no boleto

Atendimento

Horário de funcionamento:

Seg à sex das 8h às 12h | 13h às 18h

Sáb das 8h às 12h

0

Álcool em gel 70% ou álcool líquido? Quando usar cada um?

O uso do álcool gel como um antisséptico é considerado um dos melhores métodos na higienização das mãos, porém não é o melhor — o que realmente limpa e elimina as bactérias é lavar a mão com água e sabão por cerca de 20 segundos. No entanto o álcool 70% auxilia na redução das bactérias na pele de forma rápida e eficaz. 

Quando usar o álcool gel e o líquido? 

O álcool líquido, geralmente, é utilizado para a limpeza e higienização das superfícies de móveis e objetos pessoais. Se usar o álcool líquido para higienizar as mãos, ele vai causar rachaduras nas palmas, sendo uma porta de entrada para novas bactérias. 

Enquanto álcool gel não pode ser usado para a limpeza de móveis - por ter uma consistência de gosma, ele não funciona corretamente.

Vamos comparar os dois tipos de álcool:

  • Eficácia: Ambos devem possuir a mesma concentração, ou seja 70%, e são igualmente eficazes na eliminação das bactérias, fungos e vírus. Porém cada um tem uma utilização diferente, conforme explicamos acima. 
  • Textura: O álcool em gel tem uma textura gelatinosa, mais agradável e fácil de passar nas mãos. Já o álcool líquido, como o próprio nome diz, é líquido como água — nas mãos ele não tem boa aderência, mas em superfícies de móveis e objetos é mais prático.

Um ponto importante na hora de comprar o álcool, tanto em gel quanto líquido, é verificar se a concentração é acima de 70%, pois os produtos com a concentração acima dessa porcentagem têm a quantidade exata de água para facilitar a entrada de álcool no interior do microrganismo, seja bactéria, vírus ou fungo.  

Qual a importância de higienizar as mãos corretamente?

A principal via de transmissão de microrganismos são as mãos, pois elas estão em um contato constante com objetos ou superfícies com bactérias. Portanto fazer a higienização é o método mais eficaz para prevenir a transmissão de doenças para si mesmo ou outras pessoas. 

Lavar as mãos com água e sabão é essencial para a higienização, mas quando estamos fora de casa, o álcool gel de bolsa auxilia na limpeza das mãos. 

Quais são os benefícios de usar o álcool gel?

Sem nenhuma dúvida, os principais benefícios do álcool em gel é a sua eficácia no auxílio da higienização e a praticidade do uso fora de casa. Hoje, existem vários tamanhos e apresentações, como o álcool gel de 500 mL e o álcool gel pequeno — ideal para carregar na bolsa, mas o mais importante é que a concentração mínima seja de 70%.

Como podemos ver, o uso do álcool gel está sendo uma questão de saúde, além de uma simples higienização. A HD tem o álcool gel e o álcool swab, tudo de que você precisa está aqui!